Sente mais sono no inverno? Estas são as razões
Dias mais curtos, temperaturas baixas e mudanças no nosso ritmo circadiano podem levar a que o inverno seja sinónimo de cansaço e sonolência. Se sair da cama é um problema ainda maior nos dias frios, não está sozinho. Além da rotina de trabalho típica desta altura, há várias razões fisiológicas que explicam o porquê de o sono parecer mais forte no inverno.
Por que temos mais sono no inverno?
1. Descida da temperatura
A descida da temperatura é um dos principais fatores que contribuem para o aumento da sonolência no inverno. Ainda que não precisemos de hibernar, o corpo humano responde ao frio reduzindo a atividade do sistema nervoso, o que pode induzir uma sensação de cansaço. Além disso, as temperaturas mais baixas fazem com que o organismo aumente a produção de melatonina, hormona que facilita o adormecer – é por isso que é comum recomendar-se que durma num quarto fresco.
Além disso, quando a temperatura diminui, o corpo entra em modo de conservação de energia, diminuindo a circulação sanguínea para as extremidades e priorizando os órgãos vitais. Este processo pode resultar numa sensação de letargia.
2. Os dias são mais curtos
O ciclo de luz e escuridão tem um impacto direto no nosso ritmo circadiano (o relógio biológico). Durante o inverno, a redução do número de horas de luz natural leva a uma produção maior de melatonina, o que faz com que sinta mais necessidade de descanso.
Além disso, com menos luz durante o dia, é mais comum que as pessoas tenham mais dificuldade em se manterem ativas. A luz solar tem um efeito direto na nossa disposição e níveis de energia, pelo que a escassez de luz natural pode levar a uma sensação de fadiga e até depressão sazonal.
3. Menos vitamina D
A vitamina D – obtida principalmente através da exposição à luz solar – ajuda a equilibrar os níveis de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar e à regulação do sono.
Durante os meses de inverno, especialmente em locais onde há menos exposição ao sol, muitas pessoas acabam por desenvolver uma deficiência em vitamina D. Quando o corpo tem menos vitamina D, pode ser mais difícil manter os níveis de energia elevados, resultando em maior sonolência e cansaço.
Como combater a sonolência no inverno?
Se está a sentir que o sono no inverno domina a sua rotina, há várias estratégias que pode adotar para se manter ativo:
1. Procure a luz natural
Sempre que possível, procure expor-se à luz natural durante o dia, mesmo que por pouco tempo. Caminhadas ao ar livre ou até mesmo sentar-se perto de uma janela são hábitos que podem ajudar a regular o seu relógio biológico.
2. Mantenha a rotina de sono e exercício físico
Este é o passo mais importante para manter um descanso de qualidade, em qualquer altura do ano. Tente manter uma rotina regular de sono, indo para a cama e acordando às mesmas horas, todos os dias.
A prática de exercício físico é também um hábito saudável, que o ajudam a aumentar os seus níveis de energia e a combater a fadiga.
3. Fale com um profissional de saúde
Em alguns casos, a falta de energia ou motivação durante os meses mais frios é particularmente marcada. Isto pode ser causado por problemas como deficiência de vitamina D, depressão sazonal, entre outras. Se a sensação de fadiga estiver a perturbar a sua rotina diária a um nível extremo, o Rei dos Colchões recomenda que procure um profissional de saúde.
4. Garanta um ambiente confortável para dormir
Para manter os seus níveis de energia durante o dia, deve garantir que dorme bem à noite. Certifique-se de que o seu espaço de descanso está confortável e acolhedor, a uma temperatura agradável.
Um bom colchão também pode fazer toda a diferença na qualidade do sono, ajudando a combater a sensação de cansaço ao acordar. Um colchão de alta qualidade e com um suporte adequado às suas características únicas e necessidades de conforto é um elemento essencial para um descanso saudável.
No Rei dos Colchões, podemos ajudá-lo a encontrar o descanso perfeito que os dias frios pedem. Para um atendimento personalizado, fale connosco!
Deixe um comentário