
Dorme com os seus animais? Eis o que precisa de saber
Não há nada mais reconfortante do que o carinho de um animal de estimação. Afinal, são eles que nos aquecem a cama e o coração naquelas noites mais frias. Mas será que partilhar a cama com os seus amigos de quatro patas está a beneficiar ou a prejudicar o seu sono? Entre o conforto emocional e os possíveis impactos na sua saúde, há uma variedade de fatores a considerar.
Neste guia, o Rei dos Colchões diz-lhe tudo: os prós, os contras e as melhores práticas para garantir noites tranquilas para si e para o seu companheiro de quatro patas!
4 benefícios de dormir com o seu pet
1. Melhor saúde mental e emocional
Dormir com um animal de estimação transmite uma sensação de segurança, reduzindo sentimentos de ansiedade e solidão e sintomas de certas condições de saúde mental, como a depressão. É também um regulador dos níveis emocionais e um inibidor de stress tanto em adultos(1) como em crianças(2).
Aliás, vários estudos indicam que os cães podem até ajudar a diminuir pesadelos e ajudar indivíduos com transtorno de stress pós-traumático a dormir melhor.
2. Maior imunidade
A presença de cães ou gatos aumenta significativamente a variedade de bactérias que poderá encontrar em sua casa, o que irá reforçar positivamente a imunidade de todos os que lá vivem.
Além disso, a presença de um animal de estimação é benéfica para o desenvolvimento do sistema imunitário de bebés e crianças. Ser exposto a animais nos primeiros tempos de vida reduz o risco de desenvolver alergias aos mesmos no futuro.
3. Pode dormir melhor
Se já tem uma rotina de sono estabelecida com o seu companheiro de quatro patas, é provável que até esteja a dormir melhor. Um estudo comprovou que as pessoas que dormem com um cão no quarto mantêm uma melhor rotina e conseguem dormir de forma mais saudável.
4. Melhor saúde cardiovascular
Os efeitos físicos de dormir com o seu animal de estimação não se ficam por aqui. Está cientificamente provado que contacto físico com um pet, pode baixar os valores de tensão arterial. Mais: a American Heart Association encontrou uma ligação entre ter um animal de estimação e um coração mais saudável. Aqui está um ótimo motivo para dormir com o seu melhor amigo esta noite!

4 riscos de dormir com o seu pet
1. Alergias e problemas respiratórios
Milhões de pessoas têm alergias a animais – e parte delas vive, ainda assim, com um companheiro de quatro patas. Se é o seu caso, considere manter o seu animal de estimação fora do quarto, mesmo durante o dia, de modo a reduzir a exposição a pelos e outros alérgenos durante o sono e evitar deteriorar a qualidade do seu descanso.
2. Perturbações no sono
É perfeitamente comum que um cão grande ocupe demasiado espaço na cama ou que a movimentação de uma das partes acabe por prejudicar o sono da outra. Tal como acontece com qualquer parceiro, se o seu cão ou gato tem um sono demasiado irrequieto ou um ritmo diferente do seu, isto poderá prejudicar o seu descanso. Se for o caso, considere deixar que o animal durma noutro local do quarto, como uma cama ao lado da sua.
3. Exposição a germes
Ainda que a variedade de microrganismos trazida por um animal de estimação seja vantajosa, alguns podem ser prejudiciais à saúde humana, colocando em risco os donos do animal. Assim, pessoas imunocomprometidas ou que tenham, em algum momento, uma ferida aberta devem evitar dormir com animais.
4. Potenciais acidentes
Acidentes acontecem, pelo que deve preparar-se para o facto de o seu pet poder eventualmente urinar ou sujar de outra forma a cama (atenção: não deve culpar ou tentar “castigar” o animal por isso!). Ainda estes que sejam fatores fáceis de contornar, querer ou não partilhar cama com um animal é também uma questão de preferência pessoal.
Contudo, se o seu animal de estimação tiver comportamentos agressivos ou territoriais, isso deve ser tomado em conta. É ainda recomendado que não se permita que animais de porte grande ou que tenham sido agressivos antes durmam com crianças. No caso de animais bebés e/ou crianças muito pequenas, esta prática deve ser evitada na totalidade.
Que boas práticas deve ter para dormir com os seus animais?
1. Use um colchão de tamanho apropriado
Para garantir o conforto de pessoas e animais, certifique-se de que o seu colchão é grande o suficiente para o acomodar a si, ao(s) seu(s) pet(s) e a qualquer outra pessoa que partilhe cama convosco.
2. Não se esqueça do resguardo!
Este é o segredo para prevenir acidentes. Se tem o hábito de dormir com os seus animais, um resguardo impermeável de boa qualidade é um essencial a ter na sua cama, todas as noites do ano, de modo a preservar o seu colchão.
Além de criar manchas amarelas de aparência desagradável, o contacto com líquidos (como urina de animais ou um focinho molhado) pode danificar permanentemente o colchão. Por exemplo, se o seu colchão tiver espuma viscoelástica, esta pode perder por completo as suas propriedades, retirando conforto ao produto.
Se o barulho plastificado dos protetores comuns o incomoda, os resguardos impermeáveis 100% algodão do Rei dos Colchões são tão discretos e confortáveis que nem irá notar a sua presença!

Resguardos
- 100% algodão;
- Impermeável não plastificado;
- Respirável.
3. Lave frequentemente a roupa de cama
Para prevenir a presença de microrganismos prejudiciais, uma boa higiene da sua cama é algo indispensável. Lave regularmente a roupa de cama e todas as mantas e camas de animais que utilize no quarto.
Se os seus animais saem à rua, mantenha também a limpeza das patas e do pelo.
4. Mantenha as visitas ao veterinário em dia
Lembre-se: manter o seu pet livre de doenças, pulgas e parasitas protege o seu sono e o de toda a família!
5. Crie uma rotina de sono consistente
Tal como os seres humanos, também os animais têm um ritmo circadiano (“relógio biológico”). Se mantiver uma rotina consistente, deitando-se e levantando-se sempre à mesma hora, criará também esse hábito no seu pet, contribuindo para que os vossos ritmos se tornem semelhantes. Assim, conseguirá evitar noites sem dormir.
Dormir com o seu animal de estimação pode ser uma experiência extremamente saudável, mas exige cuidados para que todos tenham uma noite tranquila. Adotar boas práticas e garantir o conforto de todos os que dormem em sua casa é o primeiro passo para o sucesso!
Se não descura de dormir com o seu pet, o Rei dos Colchões é o parceiro ideal. Com uma longa gama de produtos de alta qualidade, garantimos a resistência e durabilidade necessárias para receber o seu animal de estimação de braços abertos, todas as noites do ano. Afinal, o conforto é essencial também para os nossos amigos de quatro patas!
Deixe um comentário