Como ajustar a rotina de sono das crianças para o regresso às aulas?
Nas férias de verão, tudo acontece sem pressas e é comum que a falta de um horário escolar fixo leve a uma desregulação das rotinas de sono normais no dia-a-dia dos mais pequenos. Afinal, o hábito de deitar e levantar mais tarde durante as férias observa-se até nos adultos!
Contudo, a cerca de um mês do regresso às aulas, é essencial começar um reajuste progressivo dos horários de sono, de forma que, em setembro, as manhãs não sejam um bicho de sete cabeças. Começar já irá permitir alguma flexibilidade e permissividade, bem como tornar o ajuste progressivo e menos penoso para a criança.
6 dicas para regular o horário de sono dos seus filhos
Uma boa noite de sono é prioridade no dia-a-dia das crianças. Ainda que, nas férias, seja normal uma mudança nas rotinas noturnas, basta dedicar algum tempo e, com simples ajustes, conseguirá readaptar horários e preparar com sucesso o regresso às aulas.
Durante o dia
1. Defina uma hora de acordar
A dica mais simples de todas, mas que fica várias vezes esquecida: bons hábitos de sono começam com a hora de acordar. Uma criança que acorde relativamente cedo terá mais tendência para ter mais sono à noite.
Assim, pode e deve incentivar os seus filhos a acordar progressivamente mais cedo. Comece, por exemplo, por definir a hora de acordar para as 10 horas da manhã e vá lentamente adiantando o despertador até atingir a hora necessária para o regresso às aulas.
2. Incentive atividades ao ar livre
Encoraje as crianças a passar tempo ao ar livre. Andar de bicicleta, ir à praia, fazer uma caminhada ou brincar fora de casa são opções a sugerir.
Além de ótimos para a saúde, fatores como o sol e a atividade física contribuem para a regulação do relógio biológico.
3. Não permita sestas durante a tarde
Se os seus filhos já não necessitam de dormir sestas, não permita que estas aconteçam. Mesmo uma sesta de pouco tempo é o suficiente para perturbar horários de sono.
Ao anoitecer
1. Monitorize o uso de aparelhos eletrónicos
A luz azul proveniente do ecrã de aparelhos como o computador e o telemóvel deixa o cérebro em alerta e torna mais difícil a produção de melatonina, o que leva a dificuldades em adormecer.
Segue um conselho para adultos e crianças: monitorize o uso excessivo de eletrónicos durante o dia e tente evitá-los pelo menos uma hora antes de deitar.
2. Crie uma rotina otimizada para o sono
Fazer as mesmas tarefas todas as noites ajuda as crianças a criar uma rotina, pelo que irão naturalmente associar determinadas ações ao sono. Diminuir luzes e sons, desligar aparelhos eletrónicos, lavar os dentes e ler um livro aos mais novos são exemplos de medidas a adotar para promover o relaxamento antes de dormir.
2. Mantenha o quarto fresco
No que toca à dificuldade em adormecer com o calor, as crianças não são exceção. Se o quarto dos pequenos costuma ficar quente no verão, há uma série de medidas que pode adotar para descer a temperatura do espaço sem gastar dinheiro e ajudá-los a dormir melhor. Para saber como o pode fazer, leia o nosso artigo sobre o assunto.
4. Ofereça conforto!
Nem sempre é dada a devida importância ao colchão ou almofada que se oferece aos mais pequenos. Contudo, qualquer criança ou jovem em crescimento necessita de um apoio cervical adequado, que se adapte ao seu peso e preferências, de modo a não desenvolver condições mais graves no futuro.
Se o seu filho tem dificuldades em adormecer ou chega mesmo a queixar-se de dor ou tensão, pode estar na hora de verificar o estado do seu colchão ou almofada.
Colchão Relax Bloco
Este colchão é para si:
Se procura um uso diário para uma pessoa ou casal mais leve, que prefira um colchão que não é muito firme nem muito macio.
Procura outras medidas? Fabricamos no prazo máximo de uma semana. Entre em contacto connosco!
Caso chegue à conclusão de que é necessária uma troca, o Rei dos Colchões pode dar-lhe aconselhamento personalizado para descobrir qual o melhor modelo para os mais pequenos lá em casa. Entregamos o seu colchão feito por medida gratuitamente.
Com o Rei dos Colchões, o conforto vem diretamente da fábrica até sua casa!
Deixe um comentário